quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Transferência para a Reserva

Em 7 de outubro de 2015, o Centro de Controle de Inventário da Marinha despediu-se do Suboficial CALDAS e do Sargento EDMILSON, que foram transferidos para a reserva remunerada da Marinha.  Na data, a Tripulação foi reunida para prestar as devidas homenagens às praças.




Extrato da Ordem de Serviço nº 187/2015, do CCIM:

DESPEDIDA E AGRADECIMENTO
Despede-se, hoje, deste Centro de Controle e do Serviço Ativo da Marinha do Brasil, o SO-AM 85.7310.13 JONATAS CALDAS CORRÊA.
Em 20JAN1986, teve início a sua carreira na Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina, desembarcando, no mesmo ano, para o Navio Tanque “Marajó”. Serviu no Grupo de Embarcações de Desembarque, na Base Naval do Rio de Janeiro, no Quartel de Marinheiros e no Navio Aeródromo Ligeiro “Minas Gerais”, sendo promovido a CB, em 29NOV1991. Em 1998 realizou, no Centro de Instrução Almirante Alexandrino, o Curso de Formação de Sargentos.
Em DEZ1998, já na graduação de terceiro-sargento, embarcou no Navio de Transporte de Tropas “Ary Parreiras”, sendo promovido a segundo-sargento em 13DEZ1999.
Serviu, ainda, no Centro de Munição da Marinha, na Unidade Integrada de Saúde Mental e, desde 26OUT2007, neste Centro de Controle, onde foi, merecidamente, promovido a primeiro-sargento, em 11JUN2008, e a Suboficial, em 11JUN2012.
Ao longo de sua carreira fez um total de 3.786 dias de embarque e 102 dias de mar. Pelos bons serviços prestados foi agraciado com as seguintes condecorações: em 1998, Medalha Militar de Bronze, com Passador de Bronze; em 2002, Medalha Mérito Marinheiro com duas âncoras; e, em 2008, a Medalha Militar de Prata, com Passador de Prata.
Possuidor de relevantes atributos profissionais e pessoais, com sua serenidade, empatia e presteza, soube conquistar a admiração de seus superiores, a confiança de seus pares e o respeito de seus subordinados. Dessa forma, promovendo um ambiente de trabalho rico em camaradagem e adequadamente produtivo.
Dentre as principais ações promovidas no transcurso dessa feliz singradura de quase oito anos no CCIM, destaco a eficiente contribuição no aprimoramento da sistemática de abastecimento de material de saúde e na implementação dos projetos da Canastra Foxtrot e do Hospital de Campanha para Ações de Defesa Civil. Militar dedicado, entregou-se às suas atribuições com abnegação, motivação, compromisso e responsabilidade, contribuindo, no que lhe coube, para que o CCIM atingisse seu atual grau de excelência.
Ao final desta longa, gratificante e honrosa carreira de 29 anos de serviço ativo na Marinha, tenho certeza que a saudade já se faz sentir por cada momento intensamente vivido. A emoção deste momento é aquela que todo marinheiro sente ao atracar no porto seguro ao final de uma longa e importante comissão: orgulho e realização profissional pelo cumprimento da missão que lhe foi atribuída.
Ressalto que tenho o conhecimento de que o relato sucinto da carreira, ora descrito, não compreende dignamente todos os feitos e atividades desempenhadas pelo SO CALDAS, mas acredito ser a mostra inequívoca de sua inteira dedicação em prol de prestar “O MELHOR SERVIÇO”.

Na oportunidade da sua transferência para a reserva, agradeço a sua extremada colaboração ao CCIM, desejando-lhe votos de felicidades, saúde e realizações pessoais nesta nova singradura que ora se inicia, extensivos a sua família. BRAVO ZULU!




Extrato da Ordem de Serviço nº 193/2015, do CCIM:

DESPEDIDA E AGRADECIMENTO
Despede-se hoje, deste Centro de Controle e do Serviço Ativo da Marinha do Brasil, o 2ºSG-PL 86.0162.45 EDMILSON TORRES CORONEL.
Em 01FEV1987, foi incorporado à Marinha para fins de prestar o Serviço Militar Inicial, sendo matriculado no Curso de Formação de Reservistas Navais do Comando do 6º Distrito Naval. Uma vez engajado, foi promovido à graduação de Marinheiro em 02FEV1988, sendo transferido, no mesmo ano, para a Base Fluvial de Ladário, de onde só desembarcou para cursar a especialidade de Paioleiro, no Quartel de Marinheiros, sendo promovido a CB, em 27NOV1992. Após o curso, se apresentou no Contratorpedeiro “Pernambuco”, permanecendo até janeiro de 1995, quando foi movimentado para a Base Naval do Rio de Janeiro.
Após servir sete anos naquela OM, foi transferido para a área do Comando do 5º Distrito Naval, onde serviu no Navio Patrulha “Benevente” e na Estação Naval do Rio Grande.
Retornando à área do 1ºDN, embarcou no Depósito de Material Comum da Marinha no Rio de Janeiro e, em 2011, cumpriu destaque no Centro de Instrução Almirante Alexandrino, a fim de realizar o Estágio de Habilitação a Sargento, sendo promovido à graduação de Terceiro-Sargento em 11JUN2011. Já no CCIM, merecidamente, foi promovido a Segundo-Sargento, em 11JUN2015.
Ao longo de sua carreira fez um total de 2.222 dias de embarque e 292 dias de mar. Pelos bons serviços prestados, foi agraciado com as seguintes condecorações: em 1998, a Medalha Militar de Bronze, com Passador de Bronze; e, em 2008, a Medalha Militar de Prata, com Passador de Prata.

Desde que embarcou no CCIM, em 14SET2012, o SG Edmilson foi exemplo de integridade, lealdade e dedicação ao trabalho, sendo admirado tanto por seus pares quanto por seus superiores e subordinados. Em sua última função, como Encarregado da Seção de Destinação de Excessos da Gerência de Fardamento, o SG Edmilson se destacou pelo excelente trabalho desenvolvido, sendo marcante a consideração e o reconhecimento angariados junto ao seu Encarregado e seus colegas do setor. Dessa forma, registro nosso reconhecimento pela competência profissional e zelo com que executou as tarefas que lhe foram confiadas. Na oportunidade da sua transferência para a reserva, apresento-lhe os nossos agradecimentos, desejando-lhe votos de felicidades, saúde e realizações pessoais nesta nova singradura que ora se inicia, extensivos à sua digníssima família. BRAVO ZULU!

Fotos do evento:





quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Ativação do ELASau

Escritório de Ligação do Abastecimento com a Saúde (ELASau) – Foi ativado, em 27AGO2015, nas dependências do HNMD, o ELASau, como um elemento organizacional do CCIM, cuja tarefa precípua é de servir como interface entre o SSM e o SAbM, visando aprimorar os processos de abastecimento de itens de suprimento médico/hospitalar, identificando prioridades, agregando informações gerenciais logísticas, a fim de reduzir o tempo de espera logística e o custeio na execução do abastecimento do material de saúde.

Participa-se que informações adicionais sobre as tarefas do ELASau podem ser obtidas pelo seguinte telefone: (21)2599-5599 – Ramal: (4938) – CT(IM) LUIZ FÉLIX.

Mais fotos do evento.

terça-feira, 28 de julho de 2015

Centro de Controle de Inventário da Marinha recebe visita do Diretor de Intendência da Aeronáutica

O Centro de Controle de Inventário da Marinha (CCIM) recebeu, no dia 28 de julho, a visita de uma comitiva composta de Oficiais-Generais e Superiores das áreas de Intendência e de Saúde da Força Aérea Brasileira, capitaneada pelo Diretor de Intendência da Aeronáutica, Major-Brigadeiro Intendente Vilmar Gargalhone Corrêa. 

Na ocasião, após ser recepcionada pelo Diretor do CCIM, Contra-Almirante (IM) Luiz Carlos Faria Vieira, a comitiva seguiu em direção ao auditório da Organização Militar para, conforme o cronograma da visita, assistir a um ciclo de palestras. Os temas discorridos focalizaram, sobretudo, as estruturas e atribuições do Setor de Abastecimento da Marinha (SAbM).  Ao término das apresentações, a comitiva foi convidada para visitar as instalações de alguns Depósitos Primários sediados no Complexo Naval de Abastecimento. 


quarta-feira, 24 de junho de 2015

Ingresso na Marinha: edital com 100 vagas para Médicos



A Diretoria de Ensino da Marinha do Brasil (DEnsM) publicou Edital, nesta segunda-feira (22/06), do Concurso Público do Corpo de Saúde da Marinha. São 100 vagas para médicos, em diversas especialidades. 

Os interessados poderão realizar a inscrição, presencialmente, no site da DEnsM, no endereço www.ingressonamarinha.mar.mil.br, a partir de 01/07/2015 até 07/08/2015. 

Para concorrer é necessário ser brasileiro nato e ter menos de 36 anos de idade, dentre outros requisitos previstos em Edital. As áreas para este ano são: Alergologia, Anestesiologia, Cancerologia, Cardiologia, Cirurgia Cardíaca, Cirurgia Geral, Cirurgia Plástica, Clínica Médica, Dermatologia, Fisiatria / Medicina Física, Gastroenterologia, Geriatria, Ginecologia e Obstetrícia, Infectologia, Medicina Intensiva, Medicina Legal, Neurocirurgia, Neurologia, Oftalmologia, Ortopedia e Traumatologia, Otorrinolaringologia, Patologia, Pediatria, Pneumologia, Psiquiatria, Radiologia e Radioterapia. 

Após aprovação em todas as etapas do Concurso, os alunos realizarão o Curso de Formação de Oficiais (CFO) na cidade do Rio de Janeiro. Após a aprovação no CFO, os militares serão nomeados Oficiais da Marinha do Brasil no posto de Primeiro-Tenente e passarão a receber remuneração de cerca de R$ 8.800,00 (soldo mais gratificações), além de diversos benefícios. 

quarta-feira, 3 de junho de 2015

CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA MARINHA



No dia 06JUN, irá ao ar o “Programa da Sabrina”, veiculado às 20h30, pela Rede Record de Televisão, que apresentará a rotina de treinamento a bordo da Fragata Liberal e terá a apresentadora Sabrina Sato como integrante da tripulação.

Acompanhe a MB também no Facebook “/marinhaoficial” e no Twitter “@marmilbr”.



Fonte:  BONO Geral 365/2015

sexta-feira, 29 de maio de 2015

Escola participa de Cerimonial à Bandeira

No dia 29 de maio de 2015, ocorreu a Cerimônia à Bandeira, no Complexo Naval de Abastecimento (CNAb).

A cerimônia foi presidida pelo Diretor do Centro de Controle de Inventário da Marinha, Contra-Almirante (IM) LUIZ CARLOS FARIA VIEIRA.

Com a presença da Tripulação do CNAb, a cerimônia contou com a participação de alunos da Escola Municipal José do Patrocínio.




quarta-feira, 27 de maio de 2015

Visita da Comitiva do Curso de Logística e Mobilização Nacional ao CCIM

O Centro de Controle de Inventário de Marinha (CCIM) recebeu, no dia 27 de maio, a comitiva de 35 alunos do Curso de Logística e Mobilização Nacional - CLMN 2015, da Escola Superior de Guerra (ESG).

Na ocasião, o Diretor do CCIM, Contra-Almirante (IM) LUIZ CARLOS FARIA VIEIRA, deu as Boas Vindas da área do Abastecimento e logo a seguir foi proferida uma palestra sobre a atuação do CCIM como Vetor de Logística Operacional da Marinha e visita ao Depósito Naval no Rio de Janeiro e ao Depósito de Fardamento da Marinha no Rio de Janeiro.



quarta-feira, 8 de abril de 2015

21º Aniversário do CCIM

No dia 8 de abril de 2015, o Centro de Controle de Inventário da Marinha (CCIM) realizou a cerimônia em comemoração ao seu 21º aniversário de criação.

Na ocasião, a tripulação foi reunida para leitura da Ordem do Dia alusiva a data, bem como a premiação em homenagem so Militar, Militar em Tarefa por Tempo Certo e Servidor Civil padrão.

a) Militar Padrão:  SO-PL PAULO
b) Militar em Tarefa por Tempo Certo Padrão:  SO-RM1-ES NOEL
c) Servidora Civil Padrão:  SCNI ROSANA

O tripulantes supracitados foram homenageados pelo Diretor e demais presentes ao evento.

Ordem do Dia alusiva a data:

CENTRO DE CONTROLE DE INVENTÁRIO DA MARINHA

RIO DE JANEIRO, RJ.
Em 8 de abril de 2015.


ORDEM DO DIA Nº 1/2015

Assunto:    Aniversário do Centro de Controle de Inventário da Marinha

Prestar o tempestivo apoio logístico às demandas dos meios operativos e a todas as OM, desde as mais simples até as mais complexas, em áreas bastante distintas, é a vocação do Centro de Controle de Inventário da Marinha (CCIM). Com esse espírito que, em 8 de abril de 1994, o CCIM foi ativado para ser a componente operativa do abastecimento e contribuir para a previsão e o provimento do material necessário a manter as forças navais, aeronavais e de fuzileiros navais, e demais OM da MB, em condições de plena eficiência, mediante o estabelecimento do adequado equilíbrio entre as necessidades da Marinha e as disponibilidades de material nos pontos de acumulação, no momento oportuno, no local exato e ao menor custo.

Em sua singradura, o CCIM vem implementando, norteado pela Estratégia Nacional de Defesa (END), pelas ORCOM e ORISET, e pela Diretiva para o Planejamento do Abastecimento (DIPLAB), transformações necessárias com o intuito de enfrentar os desafios logísticos que estão advindos com a incorporação de novos meios operativos, em especial, daqueles relacionados ao Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB).

No bojo dessas recentes transformações, merecem destaque o funcionamento do Escritório de Ligação do Abastecimento junto à Esquadra (ELEsq) e do Escritório de Ligação do Abastecimento junto à Força de Fuzileiros da Esquadra (ELAFFE), os quais se situam como células organizacionais do CCIM com o propósito de permanente engajamento no apoio logístico aos meios operativos empregados no cumprimento das tarefas inerentes ao Poder Naval.  Merecem, também, destaque a Prioridade Operativa do Abastecimento (PROA), que busca maximizar o abastecimento dos meios operativos designados para as missões de longa duração; e o emprego do Plano de Prontidão Permanente do SAbM (P3SAM), como ferramenta de planejamento e execução do abastecimento em apoio logístico às Forças Navais e de Fuzileiros Navais em operação.

Neste momento, é válido ressaltar a efetiva participação do CCIM nos planejamentos e execuções logísticas de operações navais, aeronavais e de fuzileiros navais, tais como: Haiti, UNIFIL, Amazônia Azul, Formosa, Copa do Mundo, dentre outras; além da crescente participação, também, em operações conjuntas, como por exemplo, Atlântico e a Ágata.

A atuação do CCIM, também, como Central de Operações Logísticas vem possibilitando a concretização de relevantes iniciativas, entre as quais o transporte de cargas em apoio aos Distritos Navais, por meio da contratação da navegação de Cabotagem, o qual servirá como modal alternativo ao abastecimento regional de itens do SAbM. Além dessa iniciativa, em 2014, foi possível operacionalizar o primeiro voo logístico de manutenção à Força Tarefa Marítima no Líbano, sob a responsabilidade da Marinha do Brasil, por voo comercial, em substituição à aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB).

Outra realização, digna de menção, trata-se da operacionalização do uso da Refeição Coletiva Operativa (RACOPE), como alternativa de refeição quente para emprego em Operações Navais (Postos de Combate, Detalhe Especial para o Mar), em Operações de Fuzileiros Navais e em apoio às operações humanitárias.

Impulsionado pelo espírito vocacional de ser a componente operativa do abastecimento, cumpre destacar a importância crescente do esforço logístico para o sucesso de comissões de envergadura internacional, a exemplo das frequentes comissões envolvendo os meios da Esquadra, dos DN e dos FN junto às Marinhas amigas, passando pela OPERANTAR e pelas operações de ajuda humanitária ou de manutenção da paz.

À luz dos resultados alcançados com as iniciativas implementadas, especialmente em relação ao apoio ao setor operativo e à interação com o setor do material, decorrentes das transformações em andamento no SAbM, permite-nos asseverar que a nossa singradura segue em rumo certo, assim como renovam os nossos ânimos a perseguir os constantes aprimoramentos dos nossos serviços prestados, a fim de que, incansavelmente, continuemos a transpor os desafios logísticos vindouros embalados pelo fiel compromisso de sempre prestar “O MELHOR SERVIÇO À MARINHA”.

Assim, congratulo-me com todos os ex-diretores e as distintas tripulações que por aqui passaram, aos quais reverenciamos pelos exemplos de dedicação e de comprometimento que nos foram legados, sabendo-se que tais virtudes herdadas forjaram o alicerce para a consolidação da nossa eficiência.

Por fim, dirijo-me aos meus comandados, homens e mulheres, militares e servidores civis, que orgulhosamente labutam no nosso dia a dia, a fim de que juntos possamos manter o padrão de excelência deste Centro de Controle, e dos Órgãos de Distribuição, assim como, com dedicação, profissionalismo, motivação e proatividade, venhamos a superar os desafios logísticos ulteriores e buscarmos a prestar o apoio logístico adequado aos nossos meios operativos e às nossas OM, de modo a contribuir com a missão constitucional da Marinha do Brasil.

Que Deus continue a iluminar nossa singradura para seguirmos avante com o compromisso de “ABASTECER PARA COMBATER”.

Parabéns ao Centro de Controle de Inventário da Marinha pelo seu 21º aniversário!


LUIZ CARLOS FARIA VIEIRA
Contra-Almirante (IM)
Diretor

Banco de imagens:


















segunda-feira, 23 de março de 2015

Despedida ao CT Mark Bruno

MARINHA DO BRASIL

CENTRO DE CONTROLE DE INVENTÁRIO DA MARINHA

RIO DE JANEIRO, RJ.
Em 23 de março de 2015.


ORDEM DE SERVIÇO Nº 76//2015


Assunto:     Passagem e Assunção de Função e Agradecimento


                   Para conhecimento deste Centro de Controle e devidos fins, torno público o seguinte:


1 - PASSAGEM DE FUNÇÃO
Passa, na presente data, a função de Ajudante da Divisão de Material de Saúde, a CT (USN) MARK JOSEPH IGNAZIO BRUNO.

2 - ASSUNÇÃO DE FUNÇÃO
Assume, na presente data, a função de Ajudante da Divisão de Material de Saúde, a CT (USN) JAMES ROBERT KEVERN

3 - AGRADECIMENTO
Hoje, despede-se do nosso convívio o CT (USN) MARK JOSEPH IGNAZIO BRUNO, após ter servido neste Centro de Controle por cerca de dois anos no exercício da função de Ajudante da Divisão de Material de Saúde.

Fruto de intercâmbio com a Marinha americana, o CT MARK BRUNO, ao longo desse período, mostrou-se um Oficial competente e dedicado, desempenhando as suas atribuições com esmero e entusiasmo.

Ademais, destaco, também, que este Oficial interagiu muito bem com a oficialidade deste Centro de Controle, demonstrando abnegação, empenho, proficiência e, principalmente, espírito agregador em nossa Praça D’Armas.

Ao despedir-me, nesse momento, espero que o Tenente MARK BRUNO tenha se sentido muito feliz em nosso CCIM, bem como em nosso país, e que leve daqui as amizades que granjeou.

Por fim, expresso os meus agradecimentos pelo profícuo trabalho desenvolvido, desejando-lhe muitas felicidades, extensivos à família, e votos de continuado sucesso no retorno ao seu país e na próxima comissão.

BRAVO ZULU!



LUIZ CARLOS FARIA VIEIRA
Contra-Almirante (IM)
Diretor

========== GALERIA







terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Marinha do Brasil assina convênio com o Instituto Tecnológico de Alimentos


Autoridades presentes ao evento

No dia 28 de janeiro, foi assinado, na Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, um convênio entre a Diretoria de Abastecimento da Marinha (DAbM) e o Instituto Tecnológico de Alimentos (ITAL), que visa o aperfeiçoamento de processos no segmento Alimentação e Subsistência, e a consequente  melhoria na alimentação dos militares da Marinha do Brasil, onde o principal projeto é um estudo para definições sobre o regime alimentar para os tripulantes dos submarinos com propulsão nuclear.

O convênio foi assinado pelo Diretor de Abastecimento, Vice-Almirante (IM) Helio Mourinho Garcia Junior, e pelo Sr. Arnaldo Jardim, Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Na ocasião, participaram da solenidade o Comandante do 8º Distrito Naval, Vice-Almirante Wilson Pereira de Lima Filho; o Diretor do Centro de Controle de Inventário da Marinha, Contra-Almirante (IM) Luiz Carlos Faria Vieira; o Dr. Luis Fernando Ceribelli Madi, Diretor do ITAL; o Sr. Orlando Melo, Coordenador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios; o Sr. Omar Cassim, Chefe de Gabinete da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo; e o Capitão-de-Mar-e-Guerra (RM1) Waltercio José de Queiroz Seixas, representante do Comando da Força de Submarinos.

O ITAL é vinculado à Agência Paulista dos Agronegócios e Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e realiza atividades de pesquisa, desenvolvimento, assistência tecnológica, inovação e difusão do conhecimento nas áreas de embalagem e de transformação, conservação e segurança de alimentos e bebidas.