Na ocasião, a tripulação foi reunida para leitura da Ordem do Dia alusiva a data, bem como a premiação em homenagem so Militar, Militar em Tarefa por Tempo Certo e Servidor Civil padrão.
a) Militar Padrão: SO-PL PAULO
b) Militar em Tarefa por Tempo Certo Padrão: SO-RM1-ES NOEL
c) Servidora Civil Padrão: SCNI ROSANA
O tripulantes supracitados foram homenageados pelo Diretor e demais presentes ao evento.
Ordem do Dia alusiva a data:
CENTRO DE CONTROLE DE INVENTÁRIO DA MARINHA
RIO DE JANEIRO, RJ.
Em 8 de abril de 2015.
ORDEM DO DIA Nº 1/2015
Assunto: Aniversário do Centro de Controle de Inventário da Marinha
Prestar o tempestivo apoio logístico às demandas dos meios operativos e a todas as OM, desde as mais simples até as mais complexas, em áreas bastante distintas, é a vocação do Centro de Controle de Inventário da Marinha (CCIM). Com esse espírito que, em 8 de abril de 1994, o CCIM foi ativado para ser a componente operativa do abastecimento e contribuir para a previsão e o provimento do material necessário a manter as forças navais, aeronavais e de fuzileiros navais, e demais OM da MB, em condições de plena eficiência, mediante o estabelecimento do adequado equilíbrio entre as necessidades da Marinha e as disponibilidades de material nos pontos de acumulação, no momento oportuno, no local exato e ao menor custo.
Em sua singradura, o CCIM vem implementando, norteado pela Estratégia Nacional de Defesa (END), pelas ORCOM e ORISET, e pela Diretiva para o Planejamento do Abastecimento (DIPLAB), transformações necessárias com o intuito de enfrentar os desafios logísticos que estão advindos com a incorporação de novos meios operativos, em especial, daqueles relacionados ao Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB).
No bojo dessas recentes transformações, merecem destaque o funcionamento do Escritório de Ligação do Abastecimento junto à Esquadra (ELEsq) e do Escritório de Ligação do Abastecimento junto à Força de Fuzileiros da Esquadra (ELAFFE), os quais se situam como células organizacionais do CCIM com o propósito de permanente engajamento no apoio logístico aos meios operativos empregados no cumprimento das tarefas inerentes ao Poder Naval. Merecem, também, destaque a Prioridade Operativa do Abastecimento (PROA), que busca maximizar o abastecimento dos meios operativos designados para as missões de longa duração; e o emprego do Plano de Prontidão Permanente do SAbM (P3SAM), como ferramenta de planejamento e execução do abastecimento em apoio logístico às Forças Navais e de Fuzileiros Navais em operação.
Neste momento, é válido ressaltar a efetiva participação do CCIM nos planejamentos e execuções logísticas de operações navais, aeronavais e de fuzileiros navais, tais como: Haiti, UNIFIL, Amazônia Azul, Formosa, Copa do Mundo, dentre outras; além da crescente participação, também, em operações conjuntas, como por exemplo, Atlântico e a Ágata.
A atuação do CCIM, também, como Central de Operações Logísticas vem possibilitando a concretização de relevantes iniciativas, entre as quais o transporte de cargas em apoio aos Distritos Navais, por meio da contratação da navegação de Cabotagem, o qual servirá como modal alternativo ao abastecimento regional de itens do SAbM. Além dessa iniciativa, em 2014, foi possível operacionalizar o primeiro voo logístico de manutenção à Força Tarefa Marítima no Líbano, sob a responsabilidade da Marinha do Brasil, por voo comercial, em substituição à aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB).
Outra realização, digna de menção, trata-se da operacionalização do uso da Refeição Coletiva Operativa (RACOPE), como alternativa de refeição quente para emprego em Operações Navais (Postos de Combate, Detalhe Especial para o Mar), em Operações de Fuzileiros Navais e em apoio às operações humanitárias.
Impulsionado pelo espírito vocacional de ser a componente operativa do abastecimento, cumpre destacar a importância crescente do esforço logístico para o sucesso de comissões de envergadura internacional, a exemplo das frequentes comissões envolvendo os meios da Esquadra, dos DN e dos FN junto às Marinhas amigas, passando pela OPERANTAR e pelas operações de ajuda humanitária ou de manutenção da paz.
À luz dos resultados alcançados com as iniciativas implementadas, especialmente em relação ao apoio ao setor operativo e à interação com o setor do material, decorrentes das transformações em andamento no SAbM, permite-nos asseverar que a nossa singradura segue em rumo certo, assim como renovam os nossos ânimos a perseguir os constantes aprimoramentos dos nossos serviços prestados, a fim de que, incansavelmente, continuemos a transpor os desafios logísticos vindouros embalados pelo fiel compromisso de sempre prestar “O MELHOR SERVIÇO À MARINHA”.
Assim, congratulo-me com todos os ex-diretores e as distintas tripulações que por aqui passaram, aos quais reverenciamos pelos exemplos de dedicação e de comprometimento que nos foram legados, sabendo-se que tais virtudes herdadas forjaram o alicerce para a consolidação da nossa eficiência.
Por fim, dirijo-me aos meus comandados, homens e mulheres, militares e servidores civis, que orgulhosamente labutam no nosso dia a dia, a fim de que juntos possamos manter o padrão de excelência deste Centro de Controle, e dos Órgãos de Distribuição, assim como, com dedicação, profissionalismo, motivação e proatividade, venhamos a superar os desafios logísticos ulteriores e buscarmos a prestar o apoio logístico adequado aos nossos meios operativos e às nossas OM, de modo a contribuir com a missão constitucional da Marinha do Brasil.
Que Deus continue a iluminar nossa singradura para seguirmos avante com o compromisso de “ABASTECER PARA COMBATER”.
Parabéns ao Centro de Controle de Inventário da Marinha pelo seu 21º aniversário!
LUIZ CARLOS FARIA VIEIRA
Contra-Almirante (IM)
Diretor
Banco de imagens:
.jpg)
.jpg)


.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)